
Animação, ficção e documentário levam diversidade do cinema do DF para a Mostra Brasília
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Cineasta paulistano foi para Europa aos 10 anos de idade, em 1975, após irmão ser preso e torturado pela ditadura militar
Com programação entre 11 de setembro e 11 de outubro, a mostra Regresso ao Brasil, em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, reúne 12 filmes de Sergio Tréfaut, entre curtas, médias e longas, produzidos entre 1992 e 2022.
Nascido em 1965, em São Paulo, Tréfaut era filho do jornalista português Miguel Urbano Rodrigues, militante comunista que exilou-se no Brasil em 1957, onde foi editorialista do jornal Estado de São Paulo. Quando seu irmão mais velho, Miguel Tréfaut Rodrigues, foi preso e torturado por agentes da ditadura militar, em 1975, sua família fugiu do Brasil para França, quando o futuro documentarista tinha 10 anos de idade.
As primeiras sessões, nesta quarta-feira (11), exibem os documentários “Outro país” (1999), que mostra a Revolução dos Cravos vista por nomes como Sebastião Salgado, Glauber Rocha e Dominique Issermann; e “Fleurette” (2002), no qual o cineasta analisa o passado da mãe francesa, da França ocupada pelos nazista até à ditadura brasileira. As sessões serão acompanhadas de debates com Amir Labaki e Helena Solberg, respectivamente. Outros nomes como Lucia Murat, Sandra Kogut, Beth Formaggini, Karen Harley e Edgar Moura também serão convidados para as mesas durante a programação.
Entre outros filmes de Tréfaut exibidos na mostra, estão a ficção “Raiva” (2019), que recebeu seis prêmios Sofia da Academia Portuguesa de Cinema, e sua mais recente produção, “A noiva” (2022), cuja estreia mundial foi no Festival de Veneza do mesmo ano.
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Edição, que será a maior da história, começou nesta sexta-feira (12), com ‘O Agente Secreto’; até o próximo domingo (21), público poderá conferir filmes no Cine Brasília e em três regiões administrativas, além de oficinas e debates
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas