
Mais de 70% das metas do GDF avançam conforme o planejado, aponta relatório
Monitoramento da Secretaria de Economia detalha ainda que Educação e Saúde concentram mais de R$ 24 bilhões do orçamento executado em 2024
A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebra, nesta quinta (2), às 19h, o 21° aniversário do Varjão
A solenidade, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos), será realizada na Casa de Cultura da região administrativa, espaço de projetos sociais e educativos desenvolvidos para a comunidade local.
Segundo o parlamentar, a RA se destaca pelas ações ambientais, em especial pelo trabalho da Central de Reciclagem do Varjão, que coleta e recicla cerca de cinco toneladas de lixo por dia. Outro fator marcante, de acordo com Martins, é a infraestrutura local voltada para atividades esportivas, como campo de grama sintética e de areia, quadra poliesportiva e pontos de encontro comunitário (PEC).
“Durante muito tempo, a cidade foi considerada violenta e alvo predileto de invasões. Hoje, porém, o cenário é totalmente diferente”, afirma Machado. “Investimentos em melhorias urbanas e na segurança pública, além de um trabalho intenso de conscientização social, ambiental e sustentável mudaram a fisionomia inicial do Varjão”, frisa.
Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
A expectativa é que estejam presentes no evento o administrador regional do Varjão, Daniel
Damasceno Crepaldi; o deputado federal Júlio César (Republicanos/DF); o secretário de Estado de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira; e a major do 24º Batalhão da Polícia MIlitar do Distrito Federal, Daniela Natália Teixeira Schermerhorn.
Até o fim da década de 1950, o território do Varjão pertencia à Fazenda Brejo ou Torto e estava localizado no município de Planaltina. Por volta de 1960, a região começou a ser povoada com a chegada de famílias que vieram desenvolver atividades agrícolas. Embora a terra fosse de propriedade do Governo do Distrito Federal (GDF) e administrada pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), a partir da década de 1970, os lotes foram distribuídos entre os moradores de forma irregular e desordenada.
Em 1991, foi criada a Vila Varjão, pelo Decreto 13.132/1991, que também estabeleceu a fixação da população no local e determinou a elaboração de um projeto urbanístico e de infraestrutura. Apenas em maio de 2003, pela Lei 3.153/2003, o Varjão foi oficialmente instituído como a 23ª região administrativa (RA XXIII) do DF.
A celebração desta quinta pode ser acompanhada simultaneamente em canal aberto pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e no canal da CLDF no YouTube.
Monitoramento da Secretaria de Economia detalha ainda que Educação e Saúde concentram mais de R$ 24 bilhões do orçamento executado em 2024
Postagem foi publicada na conta do Departamento de Estado dos EUA
Em busca de consenso, Marcelo Castro redigiu adendo com alterações em pontos de controvérsia
Presidente da Rússia ligou esta manhã para o colega brasileiro