
Gloria Pires, que protagoniza e dirige ‘Sexa’, afirma: ‘Cheguei muito plena aos 60 anos’
Atriz declara que nunca se sentiu 'tão bonita e tão saudável', e acrescenta: 'Desde que comecei a fazer terapia, tudo me dá tesão'

Satélite natural da Terra surgirá com uma aparência maior e um brilhante mais intenso no céu de todo o Brasil RESUMINDO A NOTÍCIA Lua está na fase cheia e passará pelo seu ponto mais próxima da Terra Fenômeno recebeu esse nome em razão do peixe esturjão ser muito encontrado em agosto Melhor horário de observação …
Continue reading “‘Superlua de Esturjão’ acontece hoje e é a última do ano”
Satélite natural da Terra surgirá com uma aparência maior e um brilhante mais intenso no céu de todo o Brasil
A ‘Superlua de Esturjão’ poderá ser vista no céu em todo o Brasil nesta quinta-feira (11), se as condições climáticas forem favoráveis. Essa será a terceira e última superlua do ano.
De acordo com Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia e passa pelo ponto de menor distância em relação à Terra.
“A Lua gira em torno da Terra em praticamente um mês e ela passa por dois pontos: um mais distante da Terra — chamado apogeu — e outro mais próximo — chamado perigeu. Mas se coincide de ser Lua Cheia quando ela passa pelo ponto mais próximo, então temos uma Lua Cheia de Perigeu, ou popularmente conhecida como superlua”, explica o especialista.
Langhi ainda comenta que os fenômenos relacionados com a Lua recebem nomes diferentes conforme a cultura de cada país, dos costumes locais e da época do ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/b/wdBt1gRbi0A6VmviwBzQ/superlua-junho.jpeg)
Foto: TV Globo/Reprodução
Segundo o almanaque americano The Old Farmer’s Almanac, o nome ‘Superlua de Esturjão’ tem relação com o mês de agosto, que é quando essa espécie de peixe é encontrada em maior quantidade nos Grandes Lagos na América do Norte, um conjunto de lagos localizado entre o Canadá e os Estados Unidos.
Para ver o fenômeno de hoje não é preciso nenhum equipamento especial, basta olhar para a Lua. O astrônomo da Unesp, porém, aconselha o uso de um binóculo ou de um telescópio para conseguir perceber melhor o brilho acima da média e o tamanho levemente maior.
Em relação ao melhor horário para a observação, Langhi diz que a Lua pode ser observada a qualquer horário da noite e madrugada, já que ela ficará no céu desde o pôr do Sol até ele nascer novamente. Apesar disso, quando ela estiver no alto do céu, cerca da meia-noite, talvez seja uma das mais belas visões.
A primeira superlua de 2022 foi a Superlua de Morango, em junho, e a segunda foi a ‘Superlua dos Cervos‘, em julho.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Atriz declara que nunca se sentiu 'tão bonita e tão saudável', e acrescenta: 'Desde que comecei a fazer terapia, tudo me dá tesão'

Veja o que os astros revelam sobre a segunda-feira de cada nativo do zodíaco

De animadas festas de fim de ano a comemoração no jardim, veja como estrela pop marcou a data ao longo dos anos

Em 'Traição entre amigas', que protagoniza com Giovanna Rispoli, atriz interpreta jovem sexualmente livre que se redescobre em Nova York, onde vai morar após cometer erro
