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Gestores do IgesDF vão abordar o tema em transmissão aberta ao público
A fim de divulgar as medidas recém-adotadas e dar transparência à gestão hospitalar, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoverá nesta quinta-feira (29), às 10h, o talk show Governança Clínica: Como o IgesDF está transformando a gestão hospitalar. O instituto é responsável pelo Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e todas as unidades de pronto atendimento (UPAs).
Aberta ao público e com a participação de gestores e trabalhadores da instituição, a iniciativa tem como objetivo compartilhar a jornada e os desafios na implementação de um modelo de gestão pautado na entrega de valor, além de demonstrar a viabilidade de um cuidado seguro, eficiente e com qualidade para a população, em especial, o paciente, por meio da aplicação de padrões de excelência.

O talk show, que será transmitido no canal no YouTube do IgesDF, tem como palestrantes o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante; o superintendente do Hospital de Base, Bruno Sarmento; e o superintendente da Qualidade e Melhoria de Processos do IgesDF, Clayton Sousa de Lima. “Queremos que a população compreenda o que é governança clínica, as razões que nos levaram a escolher esta proposta como estratégia para o modelo de gestão do IgesDF e sua amplitude no que diz respeito à gestão hospitalar”, explica o diretor-presidente do instituto.
Segundo Cavalcante, a escolha do tema perpassa a proposta de plano de trabalho da nova gestão, ou seja, os pilares da governança clínica. “Além da história da governança clínica, abordaremos a importância de cada pilar na assistência, na prestação de contas, na transparência, e observar que a governança clínica tem uma amplitude gigantesca na gestão hospitalar”, afirma. A expectativa é que, por meio do talk show, o cidadão possa compreender melhor como será a incorporação e de que maneira este modelo será determinante na solução dos desafios relacionados à gestão, seja nas unidades assistenciais ou administrativas.
O superintendente da Qualidade e Melhoria de Processos, Clayton Souza de Lima, ressalta a importância da iniciativa, por ser uma oportunidade de mostrar à população o impacto positivo da aplicação da governança clínica na gestão assistencial. “Além de possibilitar canal direto e aberto com o paciente, falar sobre a governança clínica mostrará a importância do engajamento dos gestores e trabalhadores na implementação dos pilares em suas rotinas de trabalho, para que este modelo alcance a sustentabilidade necessária para a mudança no instituto como um todo”, acrescenta.
“Este é pontapé inicial no movimento de mudança no sentido de melhoria contínua na assistência aos pacientes de alta complexidade que o IgesDF atende, no sentido de trazer uma maior resolução clínica dos casos, maior satisfação dos usuários do SUS que procuram o Hospital de Base e o instituto para tratar suas diferentes condições clínicas e, por outro lado, melhorar a performance, a sustentabilidade da organização, o que é fundamental para a manutenção do modelo a médio e longo prazo”, complementa o superintendente do Hospital de Base, Bruno Sarmento.
*Com informações do IgesDF

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