
Conferência Distrital de Direitos Humanos será realizada nos dias 2 e 3 de outubro
Nona edição do encontro reunirá sociedade civil e poder público para debater estratégias de proteção e promoção dos direitos humanos no DF
Atividade oferecida no Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde tem como ênfase a saúde mental
“Isso aqui é vida!”. Assim a dona de casa Lídia de Sousa, 74 anos, define a rotina no Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) em Planaltina. A moradora da região participa assiduamente, desde 1989, das atividades ofertadas pela unidade. Às quartas-feiras, entre 16h e 18h, é possível encontrá-la no meio do salão, com o grupo da ‘forró terapia’. “É tudo de bom. Espairece demais”, garante.
A atividade está inserida no contexto da musicoterapia, umas das 17 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICSs) instituída pela política distrital. Desde 2017, apenas com uma breve pausa durante o período da pandemia de covid-19, os encontros reúnem semanalmente, em média, 50 pessoas. Assim como Lídia, a maioria dos participantes são idosos.
O enfermeiro e técnico em enfermagem, um dos coordenadores da ‘forró terapia’, Edmundo Bezerra, explica que a ênfase do trabalho está no âmbito da saúde mental. “Além de trabalhar o corpo, a ideia é, principalmente, trabalhar a parte emocional e afetiva do paciente”, explica. ‘Aqui eles [os pacientes] sentem-se acolhidos; há aquela interação por meio da dança. Eles conversam e criam amizades”, completa.
Promoção da saúde
O profissional autônomo Eurípedes Melo, 59, garante que sai alegre e satisfeito de cada sessão. Sempre que possível, ele recomenda as atividades aos amigos: “Gente, ali tem animação. Tem um forró que é uma terapia. Aí o povo anima e vêm.”
As PICSs são oferecidas abertamente para comunidade, geralmente sem requisitos. Os atendimentos podem ser coletivos ou individuais, sendo que esses necessitam de agendamento prévio. As atividades são oferecidas de forma regular por profissionais de saúde e apoiadores voluntários, devidamente habilitados. Veja as modalidades ofeceridas nas unidades de saúde do DF.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Nona edição do encontro reunirá sociedade civil e poder público para debater estratégias de proteção e promoção dos direitos humanos no DF
Abordagem está prevista para passar por nove pontos da região administrativa
Anúncio foi feito durante a posse da nova diretoria da Associação dos Empresários da Ceasa-DF (Assucena).
Maior salário é de R$ 2.594,30. Interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ir a uma das 15 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana