ESPORTES

The Best: sem surpresas, Dembélé leva prêmio de melhor jogador do ano

17 de dezembro, 2025 | Por: Agência O Globo

Também favorita, Bonmatí leva o terceiro título seguido no feminino

Ousmane Dembélé leva o The Best

Confirmando o favoritismo, o francês Ousmane Dembélé, do PSG-FRA, venceu o The Best da Fifa, como melhor jogador da temporada nesta terça-feira, conquistando a dobradinha nas duas maiores premiações — em setembro ele também venceu o Bola de Ouro, da revista France Football. Outra favorita, a espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona-ESP) levantou o terceiro prêmio consecutivo de melhor jogadora.

— Foi um ano fantástico, seja individual ou coletivamente. Gostaria de agradecer à minha família que sempre me apoiou e ao PSG que nos deu este ano fantástico. Quero agradecer ao senhor presidente (Infantino) e espero no ano que vem voltar a receber este prêmio — disse Dembélé.

O atacante de 28 anos fez 35 gols e 14 assistências em 53 partidas na temporada 2024/2025, quando conquistou a Champions League, o Campeonato Francês e a Copa da França pelo PSG.

Já a meia espanhola, mesmo perdendo as finais da Liga dos Campeões feminina e da Eurocopa feminina, respectivamente, conquistou o prêmio de melhor jogadora em ambas as competições. A jogadora de 27 anos recebeu a premiação de muletas, pois sofreu uma fratura na fíbula no início de dezembro e está em processo de recuperação.

Além de Dembélé, a equipe francesa, dominou a seleção do ano com seis dos 11 jogadores — o goleiro Donnarumma, hoje no Manchester City, atuava pelo PSG durante o período de análise.

Seleção Mundial The Best FIFA Masculina

  • Goleiro: Gianluigi Donnarumma
  • Defensores: Achraf Hakimi, Willian Pacho, Virgil van Dijk, Nuno Mendes
  • Meio-campistas: Cole Palmer, Vitinha, Pedri, Jude Bellingham
  • Atacantes: Ousmane Dembélé, Lamine Yamal

Além dos jogadores, o técnico do clube francês, Luis Enrique, foi o melhor do ano também. Já, pelo feminino, a treinadora da Inglaterra, Sarina Wiegman conquistou o quinto The Best (2017, 2020, 2022 e 2023).

Atualmente no Manchester City-ING, Donnarumma levou o prêmio de melhor goleiro do ano pela temporada no PSG. Também no futebol inglês, a goleira do Chelsea-ING, Hannah Hampton levou o prêmio de melhor do ano.

Os prêmios de gols mais bonitos do ano (Puskás, no masculino, e Marta, no feminino) ficaram com o argetnino Santiago Montiel e a mexicana Lizbeth Ovalle. O defensor do Independiente-ARG fez um gol de bicicleta contra o Independiente Rivadavia pelo campeonato argentino. Já Ovalle, que atua no Tigres-MEX, fez um gol escorpião no duelo contra o Guadalajara-MEX.

O prêmio de Fair Play ficou com o médico do SSV Jahn Regensburg-ALE, Andreas Harlass-Neuking, que salvou a vida de um torcedor durante uma partida em abril. Antes de um importante jogo da Segunda Divisão alemã entre o Magdeburg e o Regensburg, a festa da torcida foi interrompida abruptamente quando um torcedor do time da casa desmaiou. Harlass-Neuking soube da situação pelos jogadores e correu rapidamente para a área reservada aos torcedores da casa, pulando uma barreira e reanimando o torcedor, antes de ser transferido para um hospital local.

Confira lista dos premiados no The Best da Fifa 2025

  • Melhor jogador: Ousmane Dembélé (PSG)
  • Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona)
  • Melhor goleiro: Gianluigi Donnaruma (PSG/Manchester City)
  • Melhor goleira: Hannah Hampton (Chelsea)
  • Melhor treinador (masculino): Luis Enrique (PSG)
  • Melhor treinadora (feminino): Sarina Wiegman (Inglaterra)
  • Prêmio Puskás (gol mais bonito masculino): Santiago Montiel (Independiente-ARG)
  • Prêmio Marta (gol mais bonito feminino): Lizabeth Ovalle (Tigres-MEX)
  • Prêmio Torcedor: Torcedores do Zakho SC-IRA
  • Prêmio Fair Play: Andreas Harlass-Neuking (médico)

BS20251216180244.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/12/the-best-sem-surpresas-dembele-leva-premio-de-melhor-jogador-do-ano.ghtml

Artigos Relacionados