
Em nova final, Palmeiras e Flamengo disputarão status de primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores
Além da tentativa de revanche rubro-negra, a grande final do torneio consagrará o primeiro clube brasileiro a ser tetracampeão da Libertadores.

Duelo entre Glentoran e Cliftonville, na Irlanda do Norte, foi restaurado e colorido digitamente
Criado há 161 anos, o futebol passou por décadas de evoluções até que se tornasse o esporte que conhecemos hoje, evoluções que têm poucos registros na história, principalmente em seus primeiros anos. No entanto, no último final de semana, uma filmagem rara que mostra a modalidade em seus primórdios voltou a viralizar nas redes e impressionou usuários. Trata-se de uma partida disputada na Irlanda do Norte há 127 anos. Assista:
O duelo é entre Glentoran e Cliftonville no The Oval, casa do Glentoran, na capital Belfast. Na curta filmagem, de 43 segundos, jogadores das duas equipes parecem disputar uma espécie de ataque contra defesa, com a bola sendo tocada em frente a um dos gols, defendido por vários atletas.
A filmagem é do cineasta e videojornalista francês Alexandre Promio, morto em 1926, um dos pioneiros do cinema. Ele trabalhou com os irmãos Lumière, pais da sétima arte.
A colorização e a remasterização foram feitas digitalmente em 2021 pelo canal Storia Colorata, que usou técnicas de correção e inteligência artificial para adequar cores, contraste e ritmo das imagens.
Mais de um século depois da filmagem, o Glentoran e o Cliftonville seguem como clubes importantes na Irlanda do Norte. O primeiro é o segundo maior campeão nacional, com 23 títulos, enquanto o Cliftonville tem cinco conquistas.

Além da tentativa de revanche rubro-negra, a grande final do torneio consagrará o primeiro clube brasileiro a ser tetracampeão da Libertadores.

Em grande jogo do jovem meia, alviverde goleia equatorianos por 4 a 0, reverte derrota no Equador e estará em Lima no dia 29

Decisão será no dia 29 de novembro, no estádio Monumental de Lima

O destaque é a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Parkour, com 35 atletas representando Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro
