
Sabor de Escola: seletivas do concurso de merendeiros começam na próxima semana
Primeira competição acontece na terça (23), na Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto
Trabalhos das equipes do GDF Presente visam a combater focos de dengue, melhorar a infraestrutura e promover o bem-estar da população por meio do trabalho conjunto dos órgãos do governo
As regiões do Plano Piloto, Varjão e Itapoã receberam, na última semana, ações de limpeza e manutenção urbana do programa GDF Presente, iniciativa da Secretaria de Governo (Segov) em parceria com as administrações regionais e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os trabalhos têm como objetivo garantir segurança, melhorar a infraestrutura, promover saúde e bem-estar à população e evitar a proliferação de focos da dengue.
No Plano Piloto, o trabalho contemplou áreas residenciais e comerciais nas quadras 702, 502, 303/304, 209, 706 e 710/711 da Asa Norte, onde foram retiradas cerca de 30 toneladas de inservíveis por dia de operação. Também foram feitos serviços no Setor Comercial Sul (SCS), nos eixos W Norte e Sul e na Vila Telebrasília. As ações incluíram capina, retirada de folhas e galhos secos, limpeza de terrenos públicos, recolhimento de entulhos, manutenção de parquinho infantil e limpeza de calhas e bocas de lobo.
“É um trabalho contínuo que temos intensificado para atender as demandas dos prefeitos, comerciantes e empresários”, reforça o coordenador do Polo Central 3, Alexandro Cesar. “Também estamos indo até os locais vistoriados pela equipe do GDF Presente. Esse trabalho propicia muita coisa boa ao cidadão, como visibilidade e mais segurança, e evita acidentes nas calçadas. É um benefício para a comunidade.”
A professora aposentada Francisca Bernadette mora na 209 Norte e destacou a importância da operação em sua quadra: “A ação trouxe mais tranquilidade. Fazia tempo que a gente pedia essa limpeza. Agora o local está mais bonito e até mais seguro. Ficamos muito gratos por terem olhado por aqui”.
Para o administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, as ações confirmam o compromisso do GDF em manter a cidade bem-cuidada. “Essas operações são essenciais para garantir o bem-estar da comunidade e preservar os espaços públicos”, afirma.
No Itapoã, as ações tiveram como foco a prevenção contínua contra o mosquito da dengue. Durante os trabalhos, mais de 60 toneladas de inservíveis e entulho foram retiradas das ruas, a maior parte da região da Quadra 2 da Fazendinha. Já no Varjão, cerca de 40 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas com o mesmo objetivo: limpar a área pública e evitar possíveis focos de doenças.
“As ações representam uma melhoria concreta na qualidade de vida da população e demonstram a preocupação do GDF com a saúde pública”, defende o coordenador do Polo Leste, Junior Carvalho, responsável pelos trabalhos nas duas regiões.
O administrador do Varjão, Daniel Crepaldi, lembra que as operações são regulares com o objetivo de manter a cidade limpa e segura: “Além de contribuir diretamente para a prevenção de focos de doenças e a proliferação de animais peçonhentos, essa iniciativa também valoriza os espaços públicos, promovendo qualidade de vida para a população. É um trabalho contínuo e fundamental para o cuidado com a nossa comunidade”.
Primeira competição acontece na terça (23), na Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto
Feira de adoção ocorrerá no Centro de Zoonoses, neste sábado (20), das 10h às 16h, com animais castrados e vacinados
Instalação é feita com base em estudos de tráfego e histórico de acidentes em uma das vias de maior fluxo do DF; pavimento de concreto demandou adaptação na fiscalização
Espaço tradicional da cidade recebeu investimento de R$ 2,7 milhões do GDF para oferecer mais segurança e lazer à comunidade; obra gerou cerca de 300 empregos