Brasília Agora


ESPORTES

Visita técnica avalia candidatura de Brasília para o evento

1 de junho, 2023

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), reforça a candidatura de Brasília como sede […]

Visita técnica avalia candidatura de Brasília para o evento
A candidatura foi discutida por secretários do DF e representantes do COB - foto: edmundo souza/sel-df

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), reforça a candidatura de Brasília como sede dos Jogos da Juventude 2025. O diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Saito, e o gerente de Esporte e Juventude, Daniel Santiago, realizaram visita técnica na cidade com o objetivo de avaliar os espaços indicados pela pasta para receber as competições.

Os representantes foram recebidos pelo secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, que também se reuniu com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, e com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Durante os encontros, foram discutidas diversas tratativas em relação à candidatura da capital para sediar os jogos.

“Foi com muita alegria em que recebemos os representantes do COB aqui na cidade. Isso demonstra que estamos no caminho certo para mantermos a candidatura de Brasília aos Jogos da Juventude 2025”, declara Ribeiro. “Este é o tipo de evento que gera grandes resultados para cidade, como o fomento da economia e a geração de emprego e renda. Quando uma cidade sedia um evento desse porte, quem ganha é o governo como um todo e a própria população”, conclui.

Os Jogos da Juventude envolvem mais de 6 mil pessoas em um período de 15 dias de evento. Um dos pilares para a definição da sede é a capacidade hoteleira da cidade, que precisa ser estruturada para comportar um evento dessa magnitude. “Brasília está pronta para receber grandes acontecimentos esportivos nacionais e internacionais. Temos uma rede hoteleira com mais de 30 mil leitos, um aeroporto com conexões para todos os estados, o terceiro polo gastronômico do país, além de áreas adequadas para a prática esportiva, como o Lago Paranoá e o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano da América Latina, entre outros. Em Brasília, respiramos esporte”, disse o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Em 15 de abril, o GDF, por meio da SEL, formalizou a candidatura da capital para sediar o evento. Brasília já recebeu três edições dos Jogos da Juventude.