VARIEDADES

Xamã de Anitta, Max Tovar explica trabalho e proximidade com famosos: ‘Eles também têm dores e traumas’

1 de dezembro, 2025 | Por: Agência O Globo

Mineira lança livro com ferramentas para ajudar o público na busca por autoconhecimento

Max Tovar ficou conhecida como xamã da cantora Anitta
Max Tovar ficou conhecida como xamã da cantora Anitta — Foto: Tiago Vittore/Divulgação

A alcunha que anda acompanhando Max Tovar recentemente é a de “guru da Anitta”. Só permita uma correção: a chame de xamã, ou cosmoterapeuta da cantora. É o nome certo do trabalho que exerce há quase 40 anos. Seja para a Poderosa, ou qualquer outra pessoa que a procure, a mineira foca em técnicas diversas de autoconhecimento e limpeza energética. Agora, ela lança o livro “Musculatura da alma”, para difundir o acesso a algumas das ferramentas que utiliza.

— Cada um enxerga o mundo por meio de lentes. Às vezes, precisa dar uma limpada para ficar mais consciente das ações na vida. É um método que coloca você diante de você mesmo para se conhecer e fazer escolhas. “Estou funcionando assim e estou satisfeito”, ótimo. “Tal coisa quero mudar”, então como mudar as crenças, lidar com as emoções e comportamentos viciados? É como fazer academia. Resultado não vem de primeira, tem que se exercitar — diz Max, que já lançou outros quatro livros.

Para isso, ela apresenta textos simples, com experiências pessoais, seguidas de atividades de reflexão, desenhos… E coube a Anitta gravar as meditações guiadas que completam a obra.

— Já tem três anos que a Anitta me procurou para os trabalhos. Até que ela quis ler mais sobre o que falo, mostrei o rascunho e ela se envolveu com toda dedicação e seriedade que todo mundo sabe que ela empenha. Ela me disse que queria que mais pessoas tivessem acesso a essas ferramentas que estavam fazendo tão bem a ela.

A estrela pop de fato mudou nos últimos anos. A virada de chave foi a falta de atenção para a própria saúde. Por isso, buscou ajuda.

Max Tovar e Anitta trabalharam juntas no livro "Musculatura da alma" — Foto: Divulgação
Max Tovar e Anitta trabalharam juntas no livro “Musculatura da alma” — Foto: Divulgação

— Senti que estava funcionando quando comecei a dizer “não” e me priorizar. Eu estava ultrapassando meus limites há muito tempo. Percebi que tinha algo diferente, quando passei a ter a percepção bem mais consciente de com o que e com quem eu quero estar e passar o meu tempo. Eu estava em busca de equilíbrio — diz a cantora.

O freio em lançamentos musicais, ou a mudança da postura sem papas na língua que a consagrou, fez com que fãs estranhassem. Há quem culpe Max Tovar, que dá risada.

Anitta celebra 32 anos com festa zen — Foto: Instagram
Anitta celebra 32 anos com festa zen — Foto: Instagram

— A Anitta é a personagem artística criada pela Larissa. Eu não separo as duas. Aqui, as pessoas estão buscando cuidar da saúde mental, do coração, seguir o propósito e fazer do trabalho uma extensão do bem-estar — explica a terapeuta, que também já atendeu Thiaguinho, Wanessa Camargo, Fernanda Souza e outros famosos: — Não é porque a pessoa é uma celebridade que ela não tem dores, traumas.

As interpretações equivocadas do caso de Anitta são um bom exemplo para explorar a técnica de Max. Aqui, não há condenação do sucesso, ou da busca material. Tudo é tratado em conjunto.

— Existia essa percepção antiga que para alcançar o mundo espiritual era preciso abrir mão do material, desapegar de tudo, e vice-versa. Mas não há condenação. Está tudo conectado. Quando as pessoas tomam o propósito de alma, sabem que lugar ocupam no mundo, elas transbordam em riqueza, conhecimento, oportunidades para outras pessoas. É como um pé de laranja. Quando está saudável, ele não está mensurando quantas frutas têm ali. Tem abundância. Assim é o universo.


BS20251129070233.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/11/xama-de-anitta-max-tovar-explica-trabalho-e-proximidade-com-famosos-eles-tambem-tem-dores-e-traumas.ghtml

Artigos Relacionados