
Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: saiba como vai funcionar
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Resultado surpreendeu analistas; café subiu 7% em um mês. Lula discute hoje com ministros formas de reduzir preço da comida
O IPCA-15, índice que mede a prévia da inflação, desacelerou para 0,11% em janeiro após registrar 0,34% no mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira. O resultado veio acima do esperado pelos analistas de mercado, que projetavam deflação de 0,02%, de acordo com a mediana do Valor Data.
A inflação dos alimentos foi de 1,06%, e veio após o IPCA fechar 2024 já com forte alta do preço desse grupo (7,69%), que foi a principal fonte de pressão no índice acumulado no ano. Em janeiro, a alimentação no domicílio subiu 1,10%, com influência do aumento do preço do tomate (17,12%) e do café moído (7,07%). Já os alimentos que tiveram as principais quedas foram a batata-inglesa (-14,16%) e o leite longa vida (-2,81%).
Diante desse cenário, o presidente Lula deve se reunir nesta sexta com ministros para discutir formas de baratear o preço da comida. A primeira etapa da discussão ocorreu nesta quinta, em reunião liderada pela Casa Civil, em que integrantes do governo fizeram um diagnóstico para identificar as diferentes causas do problema e traçaram possibilidades para atacá-las.
O foco agora é pensar em instrumentos para que as condições de oferta e produção sejam adequadas para abastecer o mercado doméstico com os principais alimentos da dieta do brasileiro a um preço apropriado.
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês
Números sorteados foram: 01 - 40 - 43 - 56 - 57 - 60