
Governo eleva mistura obrigatória de etanol na gasolina de 30% para 32% por seis meses
Brasil deixará de importar 900 milhões de litros de gasolina por ano

Alegação da Abraciclo é de que motocicletas apresentam inconsistências de até 30 vezes o permitido pela legislação brasileira; Shineray nega irregularidades

Se as associadas de veículos com produção instalada no país estão em pé de guerra com montadoras chinesas, a situação não é diferente entre as fabricantes de motocicletas.
A Abraciclo, entidade que reúne as montadoras instaladas em Manaus — e que representam 97% da produção industrial de motos no país — abriu uma denúncia contra a marca chinesa de motocicletas Shineray. A acusação da associação é de que a fabricante desrespeita normas brasileiras de emissão de poluentes em pelo menos três de seus modelos vendidos no país.
De acordo com a Abraciclo, as emissões de alguns modelos podem superar em trinta vezes o permitido pela legislação brasileira.
A denúncia, iniciada em novembro do ano passado, embasou uma investigação pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), braço do Ministério da Justiça.
Segundo os documentos, há suspeitas de que as motocicletas apresentem inconsistências nas peças do sistema de emissão, como catalisador, cânister e ventilação do cárter, o que pode expor consumidores à compostos nocivos e comprometer o meio ambiente e a saúde pública.
Para embasar a denúncia, foram apresentados pela entidade relatórios do laboratório de emissões Marelli demonstrando as inconsistências. Os documentos foram anexados ao processo no mês passado.
— O que esperamos é que haja celeridade das autoridades na decisão deste processo — disse Marcos Bento, presidente da Abraciclo, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre nesta segunda-feira.
Procurada, a Shineray afirmou que cumpre rigorosamente todos os requisitos regulatórios e legislações pertinentes, mas não comentou sobre o processo, que está sob segredo de justiça.
Em um documento do processo ainda disponível ao público, a companhia afirma que há tentativa, pela Abraciclo, “de blindar um faturamento anual de R$ 36,5 bilhões e uma reserva de mercado de quase 95%”, e que a companhia “tornou-se uma ameaça comercial que este oligopólio agora tenta destruir através do abuso do aparato estatal”.
A Shineray disse ainda que já apresentou as manifestações cabíveis no processo, e que respeita integralmente os trâmites institucionais.
Instalada no Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco, a Shineray afirma que vendeu 180 mil motos em 2025 no país. Além de motocicletas, a montadora vende ainda carrinhos de golfe e utilitários para cargas de até 1,5 tonelada.
BS20260713205228.1 – https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2026/07/13/abraciclo-denuncia-marca-chinesa-problemas-emissoes.ghtml

Brasil deixará de importar 900 milhões de litros de gasolina por ano

Dados são monitorados pelo Observatório do Ovo, que advoga por bem-estar dos animais e vê a falta de regulamentação como um fator de insegurança para produtores

Saíram das linhas de produção mais de um milhão de unidades entre janeiro e junho de 2026, número não alcançado desde 2011

Aplicativo permite consumidor denunciar irregularidades
