
Animação, ficção e documentário levam diversidade do cinema do DF para a Mostra Brasília
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
De sábado (18) a quarta-feira (22), cinema mais tradicional da capital promove exibição de filmes e debates sobre políticas públicas afirmativas com nomes renomados do cenário nacional Cinema mais tradicional da capital federal, o Cine Brasília prepara programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. De sábado (18) …
Continue reading “Cine Brasília traz programação gratuita para o Dia da Consciência Negra”
De sábado (18) a quarta-feira (22), cinema mais tradicional da capital promove exibição de filmes e debates sobre políticas públicas afirmativas com nomes renomados do cenário nacional
Cinema mais tradicional da capital federal, o Cine Brasília prepara programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. De sábado (18) a quarta-feira (22), o espaço receberá mostras culturais, com exibição de filmes e debates sobre políticas públicas afirmativas com nomes renomados do cenário cultural nacional.
“Combinamos filmes, debates e atividades que farão do Cine um palco legítimo de representatividade e celebração da sua diversidade, e de sua potência artística e simbólica”, detalha Sara Rocha, diretora-geral do Cine Brasília.
“Fortalecer a consciência e dar visibilidade a obras de realizadores negros é parte da missão do Cine Brasília”Sara Rocha, diretora-geral do Cine Brasília
A agenda comemorativa conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A entrada é franca e aberta a todos os públicos. “Fortalecer a consciência e dar visibilidade a obras de realizadores negros é parte da missão do Cine Brasília”, prossegue a diretora do equipamento público.
A abertura da programação especial será neste sábado (18), às 20h. A ocasião marca, também, o lançamento da 64ª edição da revista Filme cultura. A publicação retorna após cinco anos de hiato e tem como tema central o cinema negro. O lançamento terá a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Oliveira Gonzaga.
Ao longo do final de semana e no feriado, o Cine Brasília une cultura, cinema e reflexão com a mostra-debate Cinemas negros. Serão mesas de debate, sempre às 16h30, abordando temas como políticas afirmativas, metodologias afrocentradas e o impacto das políticas públicas afirmativas para o audiovisual. À noite, haverá exibição de filmes diversos que abordam a temática.
A celebração da consciência negra precisa ser revisitada diariamente”João Cândido, subsecretário de Difusão e Diversidade Cultural
Para o subsecretário de Difusão e Diversidade Cultural, João Cândido, a programação definida para a ocasião dá a dimensão da importância da data. “A celebração da consciência negra precisa ser revisitada diariamente”, enfatiza. “É essencial promovermos uma cultura que fomente esse debate, que seja instrumento de combate a qualquer tipo de discriminação, e venha justamente na contramão reforçando a diversidade cultural e ampliando um lugar plural e de respeito”, prossegue.
Ainda em celebração ao mês da Consciência Negra, na terça (21) e na quarta-feiras (22), às 20h, serão exibidas duas sessões especiais com filmes que abordam ancestralidade, cultura e memórias negras. Uma das obras em cartaz é o documentário Egúngún: A sabedoria ancestral da família Agboola, do artista visual e cineasta baiano Gilucci Augusto.
Outra produção de destaque que será exibida na ocasião é o documentário Panteão das memórias negras, do diretor Karim Akadiri Soumaïla. Haverá, ainda, um debate com a presença da ex-ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, autora da “Lei Taubira”, que reconhece o tráfico transatlântico de escravos e a escravidão como um crime contra a humanidade.
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Edição, que será a maior da história, começou nesta sexta-feira (12), com ‘O Agente Secreto’; até o próximo domingo (21), público poderá conferir filmes no Cine Brasília e em três regiões administrativas, além de oficinas e debates
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas