
Rede pública de saúde do DF ganha novos equipamentos de hemodiálise e oftalmologia
Investimento de R$ 5,09 milhões amplia a capacidade assistencial e moderniza hospitais do Distrito Federal

Saúde do DF alerta para conscientização sobre a necessidade de prevenção na luta contra a doença Comemorou-se, no domingo (27), o Dia Internacional do Combate ao Câncer e o Dia Nacional da Luta contra o Câncer de Mama. Um dia voltado para a conscientização sobre a necessidade de exames periódicos anuais em homens e mulheres. …
Continue reading “Exames periódicos aumentam proteção no combate ao câncer”
Saúde do DF alerta para conscientização sobre a necessidade de prevenção na luta contra a doença
Comemorou-se, no domingo (27), o Dia Internacional do Combate ao Câncer e o Dia Nacional da Luta contra o Câncer de Mama. Um dia voltado para a conscientização sobre a necessidade de exames periódicos anuais em homens e mulheres.
A rede pública de saúde do Distrito Federal oferece exames de rotina que são indicados para rastreio de câncer, como o papanicolau (indicados para mulheres a partir de 21 anos), avaliação com urologista e tomografia computadorizada (TC) de tórax, no caso de pessoas fumantes.
Também são indicados exames como colonoscopia, para homens e mulheres a partir de 45 anos, e mamografia, para mulheres a partir de 40 anos. No caso das mamografias, esses exames podem ser feitos na rede pública por mulheres a partir de 50 anos.
O câncer de mama é o câncer mais prevalente nas mulheres. São estimados aproximadamente 73 mil novos casos de câncer de mama para 2023, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “O rastreio com mamografia é indicado para identificar lesões iniciais, quando a chance de cura é alta”, destaca a médica Fernanda Cesar Moura, oncologista clínica do Hospital de Base.
Mas ela ressalta que, para todas as mulheres, o fundamental é se conhecer e procurar assistência médica se surgir algum sintoma diferente do habitual. “Os dados mostram que 30% dos casos de câncer são evitados por alterações no estilo de vida, como não fumar, manter o peso e fazer atividade física de forma regular”, acrescenta.
No caso dos homens, o câncer de próstata merece especial atenção. Ele é o mais incidente no homem, com exceção apenas do câncer de pele não melanoma. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão”, alerta o urologista Eduardo Pimentel, também do Hospital de Base.

Investimento de R$ 5,09 milhões amplia a capacidade assistencial e moderniza hospitais do Distrito Federal

Decisão do Ministério da Saúde beneficia crianças com atrofia muscular espinhal

Boletim da Secretaria de Saúde registra 11.108 casos prováveis em 2025, contra 278.019 em 2024, ano de alta circulação do vírus no país

Unidades de saúde vão oferecer diferentes doses para pessoas de todas as faixas etárias
