Áreas do Lago Sul, Sol Nascente e Planaltina ficarão sem energia nesta quarta (5), para manutenção
Interrupção temporária, adotada para garantir a segurança das equipes durante os trabalhos, ocorrerá entre as 9h e as 16h
Os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva Começa nesta sexta-feira (30), às 10h, a I Feira da Uva e Vinho de Brasília. O evento está sendo organizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF e será realizado em dois …
Continue reading “Feira da Uva e do Vinho começa nesta sexta-feira em Planaltina-DF”
Os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva
Começa nesta sexta-feira (30), às 10h, a I Feira da Uva e Vinho de Brasília. O evento está sendo organizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF e será realizado em dois fins de semana. No local, os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva, espaço que será destinado à fruta, ao vinho, derivados e queijos.
A feira está sendo desenvolvida, planejada e programada há mais de três anos junto aos produtores locais e nacionais | Foto: Divulgação/Setur
A feira, que conta com a participação de produtores de uva e de vinho da capital e terá apresentação de produtos, degustações e comercialização da fruta e de derivados, é organizada pela Associação Cresce DF, com apoio da Emater, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Administração de Planaltina e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).
O evento vai ocorrer em dois fins de semana (dias 30 e 31 deste mês, 1º, 6, 7 e 8 de agosto) e estará aberto ao público das 10h às 22h.
“O objetivo dessa feira é mostrar para o povo do Distrito Federal e também de outros estados que Brasília tem grande potencial para o cultivo de uva. Uma produção anual de mais de 270 toneladas mostra a força que Brasília pode ter para o enoturismo e para a viticultura”, afirma o produtor executivo João Paulo de Araújo, da Associação Cresce DF.
De acordo com ele, haverá venda de vinhos fabricados em diversos cantos do país e pelo menos dois artesanais produzidos na capital. A Associação Brasileira de Sommeliers do DF também terá um espaço no evento. Para a presidente da Emater, Denise Fonseca, essa é uma aposta da empresa, que vem investindo em capacitação e incentivando produtores para o cultivo.
Fotos: Divulgação/FAP-DF
“Estamos trabalhando para aumentar a produção de frutas no Distrito Federal. O cultivo de uva é uma das prioridades que tenho colocado para as nossas ações no campo. Queremos viabilizar e fortalecer essa cadeia, que certamente vai ser muito positiva. Essa festa fortalece nossos objetivos”, destaca Denise.
Apesar de a uva ser a principal atração da festa, não será a única. A Emater mobilizou produtores de flores e artesanato de vários núcleos rurais do Distrito Federal, que vão estar presentes com seus produtos. A empresa terá também um estande institucional na feira.
Para o secretário de Agricultura, Cândido Telles, a produção de uvas na capital federal está acima da média do país — enquanto o Brasil produz cerca de 19 toneladas da fruta em cada hectare, no DF essa média chega a 22 toneladas. “Acredito na agricultura e no produtor rural. É no campo que está a solução para a economia e o desenvolvimento”, ressalta.
Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília
Datas: 30/7, 31/7 e 1º/8 (sexta a domingo) e 6 a 8/08 (sexta a domingo)
Horário: Das 10h às 22h
Local: Parque de Exposições de Planaltina
Acesso livre
* Com informação da Emater-DF
Interrupção temporária, adotada para garantir a segurança das equipes durante os trabalhos, ocorrerá entre as 9h e as 16h
Obra será executada em rodovia entre a BR-020 e a DF-230 e vai beneficiar 20 mil pessoas e gerar 70 empregos
Secretaria de Saúde do Distrito Federal conta com rede de atendimentos e investe em infraestrutura
A partir das 16h30, as equipes do Detran-DF atuarão no controle de tráfego nas imediações da Arena BRB Mané Garrincha