VARIEDADES
Fernanda Montenegro é ovacionada ao alcançar recorde mundial: ‘A maior que nós temos’, diz Carol Castro
14 de novembro, 2024 / Por: Agência O GloboAtriz foi reconhecida no livro dos recordes por reunir maior público em uma leitura filosófica
Fernanda Montenegro, de 95 anos, foi reconhecida no Guinness World Records e entrou no chamado livro dos recordes. Ela alcançou um feito mundial ao reunir o maior público da história em leitura filosófica, pela apresentação de Simone de Beauvoir no parque do Ibirapuera dia 18 de agosto de 2024, onde estiveram presentes 15 mil pessoas. A atriz foi ovacionada ao receber o prêmio.
“Milagres acontecem! A nossa cultura é o nosso país. A cultura teatral é o homem através dos milênios em qualquer lugar do mundo. Sempre tem a presença de alguém passando para alguém a visão de uma vivência que traz um texto, um contraste, uma variação do momento que se vive, uma transcendência e até o humor do momento que se vive e isso é no palco”, disse Fernanda em seu discurso de agradecimento.
A atriz foi ovacionada pela plateia do Prêmio Walther Moreira Salles, cerimônia em que recebeu a placa do recorde mundial, realizada em São Paulo. Antes de finalizar eu discurso, Fernanda ainda falou sobre o feito de fazer uma leitura de Simone de Beauvoir para miliares de pessoas:
“Isso acontece em mais algum lugar do mundo? Só falando? Só trazendo ideias nada fáceis de serem absorvidas e ninguém vai embora? Todo mundo aceita cada fala e termina aplaudindo, abraçando um ao outro dentro de um espaço com 15 mil pessoas. Por mais que a gente agradeça a Deus e aos deuses, não é o suficiente. Então, realmente, muito obrigada. Na minha vida esse momento não vai se repetir, então, por mais que eu agradeça, existe, sem dúvida nenhuma, a pontuação realizada de uma vocação. Muito obrigada”.
Nas redes sociais, a artista também recebeu muitas mensagens de carinho de amigos. Carol Castro escreveu: “A maior que nós temos!”. Fátima Bernardes comentou: “Nunca vamos conseguir agradecer suficientemente tudo o que você fez e faz pela arte e pelo nosso país. Que orgulho!”. Preta Gil falou: “Te amo imenso”. Danielle Winits disse: “A infinita”. Marjorie Estiano elogiou: “Maravilhosa”. Outros artistas como Cissa Guimarães, Selton Mello, Antonio Calloni, Patrícia Pillar, Christiane Torloni e Evandro Mesquita deixaram emojis de corações, flores, palmas e agradecimento.