
Concurso PCMG administrativo: edital anunciado com 104 vagas!
Um novo edital do concurso PCMG Administrativo (Polícia Civil de Minas Gerais), para o cargo de Técnico Assistente, foi anunciado. será realizado ao longo dos próximos meses.
Governo prevê fortalecimento do órgão Após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciar que o governo estuda a possibilidade de fortalecer os órgãos federais de controle ambiental, reacenderam as expectativas para um novo concurso FUNAI. Além do pronunciamento feito pelo governo, a própria Fundação Nacional do Índio chegou a sinalizar tal possibilidade. Isso porque a mesma …
Continue reading “FUNAI: Novas medidas do governo podem trazer edital!”
Governo prevê fortalecimento do órgão
Após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciar que o governo estuda a possibilidade de fortalecer os órgãos federais de controle ambiental, reacenderam as expectativas para um novo concurso FUNAI.
Além do pronunciamento feito pelo governo, a própria Fundação Nacional do Índio chegou a sinalizar tal possibilidade. Isso porque a mesma realizou um pedido de certame para provimento de 826 vagas ao Ministério da Economia. As oportunidades distribuem-se entre diversos cargos de nível intermediário e superior.
Em resposta à solicitação feita pelo jornalismo do Estratégia Concursos, através do e-SIC, foi confirmado o tal pedido de autorização para realização de concurso FUNAI, protocolado junto ao Ministério da Economia.
Confira neste artigo as principais informações sobre o Concurso FUNAI. bem como as expectativas e tudo o que rolou no último certame. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Em reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o vice-presidente da República declarou que o governo vai fortalecer órgãos ambientais. Entre eles, está a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
“Estamos trabalhando no planejamento do fortalecimento dos órgãos de combate aos delitos ambientais; para recuperar a capacidade operacional do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], e também do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e da Funai [Fundação Nacional do Índio]”, disse Mourão.
Com isso, segue entre os planos do governo, o fortalecimento da FUNAI através de um novo concurso público. Lembrando que, atualmente, o órgão possuí um déficit de 2.222 cargos vagos.
Em resposta ao e-SIC, solicitado pela equipe do Estratégia Concursos, foi confirmado o pedido de autorização para realização de concurso público à Fundação Nacional de Índio.
Após ser instruído no Ministério de Justiça e Segurança Pública, o pedido foi protocolado junto ao Ministério da Economia, em maio de 2020. De acordo com o órgão, foram solicitadas 826 vagas para nível intermediário e superior.
Apesar do alto déficit, o pedido de certame foi realizado com base em Informação Técnica elaborado por um Grupo de Trabalho, composto por servidores da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica.
Cargo | Quantidade | Escolaridade |
---|---|---|
Agente em Indigenismo | 502 | Nível intermediário |
Administrador | 23 | Nível superior |
Antropólogo | 19 | Nível superior |
Arquiteto | 2 | Nível superior |
Arquivista | 5 | Nível superior |
Assistente Social | 40 | Nível superior |
Bibliotecário | 6 | Nível superior |
Contador | 16 | Nível superior |
Economista | 3 | Nível superior |
Engenheiro | 17 | Nível superior |
Engenheiro Agrônomo | 27 | Nível superior |
Engenheiro Florestal | 5 | Nível superior |
Estatístico | 4 | Nível superior |
Geógrafo | 3 | Nível superior |
Indigenista Especializado | 112 | Nível superior |
Médico Veterinário | 2 | Nível superior |
Pesquisador | 11 | Nível superior |
Psicólogo | 4 | Nível superior |
Sociólogo | 12 | Nível superior |
Técnico em Assuntos Educacionais | 2 | Nível superior |
Técnico em Comunicação Social | 10 | Nível superior |
Zootecnista | 1 | Nível superior |
Vinculada ao Ministério da Justiça, a Funai é uma instituição que tem como missão proteger e promover os direitos dos povos indígenas do Brasil. Suas atribuições incluem desde os estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, às ações de etno-desenvolvimento, conservação e recuperação do meio ambiente.
Cabe à FUNAI promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas.
Além disso, seu papel é promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas.
Nesse campo, a FUNAI promove ações de etno-desenvolvimento, conservação e a recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas.
Com 32.256 candidatos inscritos, o último concurso Funai aconteceu em 2016, com a oferta de 220 vagas para cargos em nível superior. As oportunidades foram para os cargos de Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Indigenista Especializado.
Na ocasião, a ESAF – Escola de Administração Fazendária, foi a banca organizadora do certame. Conforme o edital, os vencimentos variaram de R$ 5.345,02 a R$ 6.330,31.
A avaliação dos candidatos foi feita a partir de provas objetivas, constituídas de 85 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, que cobraram dos candidatos conhecimentos nas áreas de:
Além disso, os candidatos respondiam à questões discursivas, etapa de caráter eliminatório e classificatório. A prova foi aplicada em dia posterior ao da prova objetiva. Nesta etapa, o candidato foi avaliado por meio de uma questão de Estudo de Caso, em um mínimo de 45 e um máximo de 60 linhas.
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
CONCURSO SOLICITADO
ÚLTIMO CONCURSO
Ascom Estratégia
[email protected]
Fonte: Estratégia Concursos
Um novo edital do concurso PCMG Administrativo (Polícia Civil de Minas Gerais), para o cargo de Técnico Assistente, foi anunciado. será realizado ao longo dos próximos meses.
Projeto oferece cursos preparatórios para provas de concursos e vestibulares
As informações estão disponíveis no site da Fundação Cesgranrio para consultas das notas individuais
O certame, organizado pelo Cebraspe, oferece 49 vagas para provimento imediato