
Vai de Graça: entenda como funciona a tarifa zero aos domingos e feriados no DF
Isenção da tarifa abrange ônibus, BRT e metrô, sem necessidade de cadastro prévio

Ação executada ao longo deste mês já contemplou principais avenidas da cidade O programa GDF Presente e a Administração Regional de Ceilândia executaram a limpeza e a reforma de mais de 300 bocas de lobo ao longo de dezembro. O serviço contemplou estruturas localizadas nas vias NM 03 Norte, M 02 Norte, M 03 sul, […]
Ação executada ao longo deste mês já contemplou principais avenidas da cidade
O programa GDF Presente e a Administração Regional de Ceilândia executaram a limpeza e a reforma de mais de 300 bocas de lobo ao longo de dezembro. O serviço contemplou estruturas localizadas nas vias NM 03 Norte, M 02 Norte, M 03 sul, e MN 02 Sul.
Embalagens, papelão, descartáveis, entre outros itens encontrados nas bocas de lobo, foram separados da terra e colocados em sacolas para recolhimento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Já a terra foi utilizada como adubo. “A limpeza evita o entupimento das bocas de lobo, que pode causar alagamentos nas vias, sobretudo no período de chuvas”, diz o coordenador do Polo Oeste 2, Elton Walcacer. “A terra costuma estar bem úmida, por conta do contato com a água pluvial, então utilizamos para adubar canteiros da administração”, explica a gerente de Manutenção e Conservação da administração de Ceilândia, Tatiana Alves Souza.
O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, lembra que é preciso que as pessoas entendam os riscos de jogar lixo na rua, como o surgimento de roedores e insetos indesejáveis, como baratas e escorpiões, além da criação de ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
“Trabalhamos com uma ação contínua de limpeza e retirada de entulhos em que ocorre o descarte irregular de lixo. Neste período de chuvas, o serviço é intensificado, pois sabemos os malefícios que podem surgir. É de suma importância a conscientização da comunidade, para que faça o descarte correto do lixo”, afirma ele.
Participaram 18 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), junto a servidores da administração regional e do programa GDF Presente. Os caminhões foram cedidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Existem três papa-entulhos instalados em Ceilândia, localizados na QNN 29, QNP 28 e QNM 27. São espaços adequados para o descarte de restos de obra, móveis velhos, restos de poda, material reciclável e óleo de cozinha usado. Cada cidadão pode entregar até 1 m³ de resíduo por dia.

Isenção da tarifa abrange ônibus, BRT e metrô, sem necessidade de cadastro prévio

Estrutura itinerante reúne serviços públicos, orientação e ações voltadas para inclusão de pessoas com deficiência

Postos estão localizados em diversas regiões administrativas. Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

Interrupção temporária é necessária para garantir a segurança dos profissionais que trabalharão na modernização da rede elétrica
