
‘Efeito Copa’ puxa vendas do comércio em junho, e setor sobe 0,5%
Artigos esportivos, televisores e produtos alimentícios impulsionaram resultado, diz IBGE. Mas juros altos levam à perda de fôlego do varejo
Norma prevê condições para municípios e DF concederem benefício

Foto: Lívia Villas Boas/CBF
O governo federal publica nesta segunda-feira (29) lei complementar que isenta do Imposto sobre Serviços (ISS) atividades relacionadas à organização da Copa do Mundo Feminina de Futebol. O torneio ocorrerá no Brasil em 2027.

A norma cria uma base legal para que municípios e o Distrito Federal possam adotar a desoneração, mas não determina a concessão automática do benefício. A isenção dependerá de legislação própria de cada ente federativo.
De acordo com o texto, somente poderão ser beneficiadas as pessoas jurídicas que já tenham direito à isenção de tributos federais prevista em legislação específica sobre a organização e a realização do evento.
Outro ponto definido na lei é que o prazo de vigência da isenção do ISS, caso adotada, deverá ser equivalente ao período dos incentivos fiscais concedidos pela União para a Copa do Mundo Feminina.
A medida integra o conjunto de compromissos assumidos pelo Brasil para sediar a competição internacional, considerada a primeira edição do Mundial feminino na América do Sul.

Artigos esportivos, televisores e produtos alimentícios impulsionaram resultado, diz IBGE. Mas juros altos levam à perda de fôlego do varejo

Texto baixa contribuição sobre o lucro de 15% para 9%, amplia compensação de prejuízos e retira adicional de 10% do IR

Tribunal vai decidir se a espera sem justificativa equivale à recusa formal. Se a equiparação for confirmada, paciente poderá pedir indenização, mas terá de provar que a espera trouxe consequências concretas

Produção prevista é 2,4% maior que a do ciclo anterior