
Vendas de veículos novos deve chegar a 3 milhões de unidades este ano, melhor marca desde 2014, prevê Anfavea
Nova estimativa da entidade também mostra queda das exportações e produção descolada dos emplacamentos

Deputado Pedro Lupion, que representa a Frente Parlamentar do Agronegócio, se reuniu com o ministro da Fazenda, Dario Durigan

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) do Congresso, deputado Pedro Lupion (Republicanos-PR), afirmou nesta terça-feira que o governo deve apresentar uma proposta de negociação de dívidas rurais, mas que ainda não há acordo sobre as condições que serão oferecidas. Lupion e outros parlamentares participaram de encontro com o ministro da Fazenda, Dario Durigan, para discutir um projeto que tramita na Câmara sobre o tema.
— Não há qualquer tipo de acordo. O que houve hoje foi uma proposta do governo de apresentação da medida provisória, e ainda vamos ver o enquadramento, a taxa de juros, para atender os produtores rurais — afirmou Lupion ao fim do encontro. — Continuamos usando o texto aprovado pelo Senado como base para qualquer tipo de negociação. E vamos manter nossa articulação em torno desse projeto.
A reunião faz parte da estratégia construída entre o Palácio do Planalto e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) para evitar que avance na Casa o texto aprovado pelos senadores. Segundo estimativa do Ministério da Fazenda, a versão atual do projeto pode gerar um impacto de cerca de R$ 140 bilhões ao longo de dez anos. O montante, contudo, é questionado pela FPA.
O projeto foi aprovado pelo Senado em junho, apesar das resistências da Fazenda. O texto amplia uma proposta que havia sido aprovada anteriormente pela Câmara com escopo mais restrito, voltada ao apoio de produtores rurais afetados por eventos climáticos extremos.
Durante a tramitação no Senado, porém, a abrangência foi ampliada para incluir também produtores atingidos por impactos econômicos decorrentes de conflitos internacionais, como as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, além de prever uma linha especial de refinanciamento com juros reduzidos e prazos mais longos.
BS20260707153328.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2026/07/07/lider-da-bancada-do-agro-diz-que-proposta-do-governo-para-divida-rural-atende-parcialmente-mas-nega-acordo.ghtml

Nova estimativa da entidade também mostra queda das exportações e produção descolada dos emplacamentos

Primeiras apresentações começaram hoje (6) e devem terminar amanhã

Em audiência do USTR, senador pediu que plataforma fique fora de eventuais sanções contra o Brasil; em documento enviado ao órgão, sugeriu impedir integração do Pix a sistemas de pagamentos de países não ocidentais

Apenas 9,4% das vendas do Brasil para o exterior foram para o país, segundo a Amcham Brasil. Produtos sobretaxados puxaram queda
