Brasília Agora


ECONOMIA

Nintendo adia lançamento de Switch 2 para 2025 e derruba ações da empresa

19 de fevereiro, 2024 / Por: Agência O Globo

Segundo fontes internas, a companhia pode atrasar lançamento até março do ano que vem; ações caem mais de 5% em Tóquio

Nintendo adia lançamento de Switch 2 para 2025 e derruba ações da empresa
Nintendo deve adiar lançamento de Switch 2 para 2025 — Foto: Nintendo/Divulgação

As ações da Nintendo recuaram após desenvolvedores de jogos serem informados de que a empresa estava adiando o lançamento do sucessor do Switch para o início do ano que vem.

A empresa sediada em Kyoto informou a seus parceiros de distribuição de produtos de jogos que o lançamento do console de videogame da próxima geração será adiado do último trimestre deste ano para os primeiros meses de 2025.

Alguns dos parceiros da Nintendo foram aconselhados a esperar que o console não seja lançado até, pelo menos, março de 2025. As ações da Nintendo registraram sua maior queda intradiária desde outubro de 2021, antes de reduzir as perdas para uma queda de 5,8%.

Os investidores podem se desfazer ainda mais das ações da Nintendo depois de terem impulsionado os ativos para um recorde histórico na semana passada, devido às expectativas de que a empresa substituirá o Switch já com sete anos de idade por uma nova máquina em 2024.

“Parece que há muitos novos compradores da Nintendo que podem estar menos familiarizados com a companhia e mais impacientes para que a empresa apresente números visíveis”, disse Mio Kato, da LightStream Research.

“Os números da Nintendo para o ano fiscal de março de 2025 podem começar a parecer bastante feios se o software principal for atrasado ao mesmo tempo que o hardware atual já envelheceu tanto.”

A Nintendo também está atrasando o lançamento de seus futuros jogos para o hardware da próxima geração, o que aumenta a desvantagem de qualquer adiamento.

O software é a parte mais lucrativa dos negócios da empresa, mas é improvável que ela tenha novos lançamentos de suas maiores franquias, como The Legend of Zelda, Mario e Splatoon, antes da atualização de consoles, de acordo com Serkan Toto, um consultor de desenvolvedores de videogames de Tóquio.

O presidente Shuntaro Furukawa evitou perguntas sobre o novo hardware este mês, depois que a Nintendo divulgou seus lucros, dizendo que a empresa revelará seus planos para o próximo ano fiscal depois de concluir o atual.

Ele acrescentou que vender mais do console existente será um desafio, com 139 milhões de unidades já vendidas. Sem um Switch 2 para o período de festas de fim de ano, a Nintendo enfrentará consoles muito mais novos e mais eficientes da Sony e da Microsoft.

Ainda assim, alguns investidores podem ver novas quedas no preço das ações da Nintendo como uma oportunidade de comprar em uma queda, de acordo com o analista da Bernstein, Robin Zhu. Ele espera que o anúncio do novo hardware seja feito nos próximos seis meses.

BS20240219122544.1
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/02/19/nintendo-adia-lancamento-de-switch-2-para-2025-e-derruba-acoes-da-empresa.ghtml