Brasília Agora


ECONOMIA

Nova acusação de mãe a filho retoma guerra entre herdeiros de ‘playboy’ bilionário que reinventou a Fiat

4 de março, 2024 / Por: Agência O Globo

Margherita Agnelli, filha de Gianni Agnelli, acusa John Elkann de cometer irregularidades fiscais na distribuição de legado da avó

Nova acusação de mãe a filho retoma guerra entre herdeiros de ‘playboy’ bilionário que reinventou a Fiat
Herança de Gianni Agnelli, falecido em 2003, virou alvo de disputa entre mãe e filho — Foto: Reprodução/X/StellantisLATAM

A paz armada mantida pelo clã Agnelli “explodiu” e, nos últimos dias, revelou uma nova rixa nesta poderosa linhagem — o mais próximo que a República Italiana tem de uma família real. A guerra está aberta novamente. No centro da batalha, que já dura duas décadas — e é temperada com jogos de poder, disputas nos tribunais da Itália e no estrangeiro, ambições, censuras e acusações cruzadas — está a distribuição da herança do patriarca Gianni Agnelli, vaidoso “playboy” que reinventou a Fiat e faleceu em 2003.

O novo capítulo da briga corrobora que as feridas nunca foram curadas. Desta vez, começa com uma denúncia de Margherita Agnelli, filha do aristocrata, que afeta o filho dela, John Elkann, herdeiro do império familiar. A acusação está relacionada a supostas irregularidades fiscais no caso da herança da avó Marella Caracciolo, falecida em 2019.

Não surgiram mais detalhes da acusação, mas sabe-se que o Ministério Público está investigando Elkann. Foi o estopim do novo conflito entre os integrantes de uma das dinastias industriais mais poderosas da História da Itália. Trata-se de uma eterna guerra de sucessão.

Margherita, praticamente excluída dos assuntos familiares desde a morte de Gianni, está em conflito há duas décadas com alguns dos seus filhos: John, Lapo e Ginevra Elkann, nascidos do seu primeiro casamento com o escritor Alain Elkann. Entre outras coisas, ela exige que a distribuição dos bens leve também em conta os outros cinco filhos, que teve com o segundo marido, o conde russo Sergio de Pahlen.

Na sequência da nova denúncia, os advogados de John Elkann negaram qualquer tipo de irregularidade fiscal e defenderam que o seu cliente pagou os impostos devidos. Em nota enviada ao jornal El País, também criticaram as iniciativas judiciais que Margherita Agnelli empreendeu ao longo dos anos.

“Há uma mãe que persegue, em todas as instâncias judiciais há mais de 20 anos, fazendo inclusive ampla publicidade na imprensa, os seus pais e três dos seus filhos, que não têm outra responsabilidade senão terem sido os únicos a terem assistido, com carinho, assistência e dedicação, a sua avó até o último dia”, diz a nota.


BS20240304101149.1
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/03/04/nova-acusacao-de-mae-a-filho-retoma-guerra-entre-herdeiros-de-playboy-bilionario-que-reinventou-a-fiat.ghtml