BRASÍLIA

Polo de Educação Profissional Senac São Sebastião celebra três anos com desfile de moda

20 de outubro, 2026 | Por: Bruna Marques/Senac-DF

A proposta do desfile foi apresentar a moda como uma forma de atravessar diferentes universos, expressar identidades e contar histórias por meio de criações autorais

Foto: Divulgação/ Senac-DF

O Polo de Educação Profissional Senac São Sebastião completou três anos desde sua inauguração, no dia 17 de outubro. Para celebrar a data, a unidade realizou, na última sexta-feira (16), um evento especial com desfile de moda desenvolvido como projeto integrador das turmas dos cursos de Estilista de Moda, Modelista e Cabeleireiro. A apresentação teve como tema “Entre mundos – a moda como um portal”, unindo criatividade, identidade e transformação em uma experiência que destacou o aprendizado dos alunos.

A proposta do desfile foi apresentar a moda como uma forma de atravessar diferentes universos, expressar identidades e contar histórias por meio de criações autorais. Cada produção representou um mundo imaginado pelas alunas, traduzindo ideias em peças e composições que exploraram diferentes possibilidades da moda. O trabalho também evidenciou a integração entre as áreas de formação, com a participação dos estudantes na construção de um projeto coletivo.

Para o gerente do Polo Senac São Sebastião, Ledir Almeida, a integração das turmas foi um dos pontos altos da celebração. “Foi muito importante ver a integração das turmas em um evento tão bonito. O desfile mostrou o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos e como os conhecimentos adquiridos nos cursos podem se conectar na prática”, destacou.

Ao longo desses três anos, o polo contabilizou 1.500 horas-aula e atendeu mais de 800 alunos. Desse total, 85% são moradores de São Sebastião, dado que evidencia a presença da unidade na formação profissional da própria comunidade.

Para a diretora de Educação Profissional interina, Larissa Catelli, a atuação do polo tem um significado especial para a população local. “É muito importante para nós oferecer oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento para a comunidade. Saber que estamos chegando às pessoas e contribuindo para a formação delas é muito gratificante”, afirmou.

Fruto de uma parceria entre o Senac-DF e a Administração Regional de São Sebastião, o polo ocupa uma área de 219 m² e conta com três laboratórios: Beleza, Moda e Tecnologia da Informação. Os espaços são destinados às atividades práticas dos cursos, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades alinhadas às áreas em que desejam atuar.

A celebração dos três anos também foi uma oportunidade de apresentar os resultados das atividades realizadas na unidade e valorizar o percurso dos alunos, os projetos desenvolvidos e as experiências construídas durante a formação. O desfile “Entre mundos – a moda como um portal” simbolizou esse processo ao transformar o conhecimento adquirido em sala de aula em criações apresentadas ao público.

O Polo de Educação Profissional Senac São Sebastião está localizado na Quadra 101, Área Especial, s/n, na Administração Regional de São Sebastião, para mais informações sobre os cursos acesse www.df.senac.br.

Artigos Relacionados