Raio atinge datacenter do Detran e deixa serviços indisponíveis
23 de janeiro, 2025Equipe de tecnologia trabalha para restabelecer o atendimento ao cidadão o mais rápido possível
Trata-se do Filhos deste Solo, que oferece gestão profissional de empreendedorismo O programa Filhos deste Solo, da Emater-DF, ajudou uma família do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, a reinventar a vida depois de um grave acidente. O trabalhador rural José Lisboa Guedes, 49 anos, perdeu as duas mãos devido a um choque de alta tensão […]
Trata-se do Filhos deste Solo, que oferece gestão profissional de empreendedorismo
O programa Filhos deste Solo, da Emater-DF, ajudou uma família do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, a reinventar a vida depois de um grave acidente. O trabalhador rural José Lisboa Guedes, 49 anos, perdeu as duas mãos devido a um choque de alta tensão em julho de 2020. Depois de se adaptar a mãos mecânicas, ele encontrou a oportunidade para um recomeço profissional em uma marcenaria administrada pela filha, Stéfanny Guedes, qualificada em curso oferecido pelo programa.
“O curso foi um divisor na minha vida. Aprendi tudo, inclusive como fazer o planejamento, o que a gente não fazia antes”, disse ela.
Stéfanny é a filha mais velha de José, que foi servente da Escola Rural da Taquara. O casal tem mais dois filhos, Sofia, 13 anos, e Heitor Miguel, 4. A família sempre foi atendida pela Emater-DF na Taquara.
José ficou por 42 dias na UTI do Hran devido ao acidente. Jane Batista, da Emater-DF, sensibilizada, convidou Stéfanny para participar do curso Filhos deste Solo, na turma realizada em parceria com o Instituto Federal de Brasília. Assim, a filha de José viu capacitada a administrar a empresa da família, In Pallets, em nível profissionalizado..
O programa Filhos deste Solo visa qualificar jovens rurais entre 19 e 26 anos em empreendedorismo rural e foi a oportunidade encontrada pela família para fortalecer o negócio. “Eu já conhecia o trabalho de marcenaria que a família do Zezinho estava realizando. Percebemos a necessidade da filha aprender a empreender e consideramos a inclusão dela no programa. Com isso, começamos também a planejar a participação da In Pallets nas feiras rurais coordenadas pela Emater-DF”, disse Jane.
Além disso, a empresa foi escolhida para representar a região na Feira Rural do Espaço da Emater-DF na AgroBrasília, que aconteceu de 17 a 21 de maio. Com essa primeira experiência, a família passou a acreditar mais ainda no potencial da empresa para ultrapassar os limites da Taquara.
“Se eu puder definir minha história numa palavra, usaria a superação. Nunca baixei minha cabeça ou pensei em desistir de mim ou da minha vida”, afirma Zezinho. .
Após a qualificação profissional oferecida pelo programa da Emater, Stéfanny sonha com o crescimento da empresa. “Meu sonho é levar a história do meu pai e os nossos móveis para todo o Distrito Federal e também para o Brasil. Agora tenho conhecimento para isso”, destaca a jovem.
Equipe de tecnologia trabalha para restabelecer o atendimento ao cidadão o mais rápido possível
Responsável pelo 190, Copom recebe cerca de 5 mil ligações todos os dias e atendeu 135 mil ocorrências no ano passado
São 481 oportunidades para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
Ao todo as duas unidades hospitalares acrescentarão 160 leitos ao sistema de saúde do DF