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CULTURA

Projeto da Secec-DF investe no fortalecimento e na modernização da emissora

6 de novembro, 2024 / Por: Redação

O projeto foi proposto pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa

Projeto da Secec-DF investe no fortalecimento e na modernização da emissora
Rádio Cultura terá R$ 1 milhão para projeto de fortalecimento da marca - Foto: Lucio Bernardo Jr/agência brasília

O projeto Rádio Cultura: passado, presente e futuro da comunicação pública no DF tem como foco preservar, modernizar e fortalecer a emissora pública, reconhecida por sua relevância cultural, histórica e social no Distrito Federal. Com um orçamento de R$ 1 milhão e duração de 24 meses, a iniciativa visa transformar a Rádio Cultura FM 100,9 em um modelo de comunicação pública contemporânea, adaptada aos avanços tecnológicos e capaz de engajar audiências diversas.
O projeto foi proposto pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). “A Rádio Cultura tem a missão de difundir, irradiar e produzir cultura, educação, cidadania, entretenimento, informação de qualidade e prestação de serviços, buscando atingir um público cada vez mais amplo da nossa sociedade. Por isso, essa iniciativa de preservá-la, modernizá-la e fortalecê-la é muito relevante”, avaliou o secretário de Cultura, Claudio Abrantes.
“A FAPDF reconhece a importância do fomento a projetos de pesquisa na área da cultura para o Distrito Federal. A Rádio Cultura tem um papel fundamental na democratização do acesso à informação e na valorização das nossas raízes, além de oferecer à população um espaço de aprendizado, reflexão e conexão com a identidade da capital”, disse o presidente da Fundação, Marco Antônio Costa Júnior.

Confira alguns dos principais objetivos do projeto:

  • Preservar a memória institucional da emissora, relembrando sua história desde a fundação, em 1988, por meio de entrevistas e materiais de arquivo;
  • Desenvolver um plano estratégico que contemple a adaptação da emissora às inovações tecnológicas, otimizando processos de produção e distribuição de conteúdo;
  • Inserir a Rádio Cultura na Rede Nacional de Comunicação Pública, fortalecendo sua programação com conteúdo científico, cultural e social. Além de manter a transmissão via FM, o projeto explora o uso de tecnologias digitais para alcançar um público mais amplo;
  • Realizar estudos quantitativos e qualitativos sobre o perfil e as preferências do público;
  • Elaborar propostas para atualizar a estrutura legal e normativa da Rádio Cultura, com o objetivo de fortalecer sua posição institucional e garantir sua autonomia como veículo público.
    A ideia é que o projeto resulte na preservação e no fortalecimento da Rádio Cultura como um veículo de comunicação pública essencial, valorizando o patrimônio cultural do Distrito Federal, engajando a comunidade e promovendo a modernização dos processos de produção e distribuição de conteúdo.