Brasília Agora


ESPORTES

Última rodada do Brasileirão terá taças do campeão em BH, Salvador e São Paulo

6 de dezembro, 2023

Operação especial foi montada pela CBF para garantir a festa completa ao clube campeão O Campeonato Brasileiro de 2023 chegará ao fim na quarta-feira (6), […]

Última rodada do Brasileirão terá taças do campeão em BH, Salvador e São Paulo
A CBF montou um esquema especial para garantir três taças nos jogos em que sairão os campeões - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Campeonato Brasileiro de 2023 chegará ao fim na quarta-feira (6), quando será disputada a trigésima oitava e última rodada do torneio. O Palmeiras está muito próximo de se tornar bicampeão da competição. No entanto, combinações matemáticas ainda podem trazer surpresas e consagrarem Flamengo ou Atlético-MG como campeões.

Sendo assim, para evitar surpresas, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) montou um esquema especial para garantir três taças nos três jogos em que os possíveis campeões disputarão a última rodada. Todas fora de casa. A primeira e mais provável de ser levantada, estará no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na partida entre Cruzeiro e Palmeiras. Outra, na Arena Fonte Nova, em Salvador para o duelo entre Bahia e Atlético-MG.

A terceira, no estádio do Morumbi, em São Paulo para o jogo entre São Paulo e Flamengo.
O Campeonato Brasileiro chega à sua última rodada com o Palmeiras na frente, com 69 pontos e 32 no saldo de gols. Em segundo e em terceiro lugar, respectivamente, Atlético-MG e Flamengo somam 66 pontos. Bahia, Vasco e Santos lutam para não cair na última rodada do Brasileirão.

A última rodada do Brasileirão 2023 reserva para os torcedores de Bahia, Vasco e Santos momentos de fortes emoções na luta para escapar do indesejado rebaixamento para a segunda divisão do futebol nacional. As três equipes fazem último jogo diante de suas torcidas nesta quarta-fei­ra (6), a partir das 21h30. Com América-MG, Coritiba e Goiás rebaixados, resta apenas uma vaga para três candidatos.
Veja o resumo quda situação dos três clubes candidatos ao rebaixamento.

Bahia

Dos três, teoricamente a situação mais complexa é a do representante baiano, que abre o Z-4 com 41 pontos, e precisa vencer o Galo na Fonte Nova e torcer para que Vasco e Santos não vençam seus jogos.
Segundo dados, o Bahia escapa da Série B se vencer, mas Santos e Vasco não vencerem. Caso empate com o Atlético-MG, torcer para o Vasco perder para o Bragantino.

Desempate

Como todos os times que lutam contra o rebaixamento têm o mesmo número de vitórias, o saldo de gols pode ser decisivo. O Bahia é quem leva vantagem neste quesito: tem -6 gols de saldo. O Vasco tem -11, enquanto o Santos tem -24.

Vasco

O Vasco também depende apenas dele para não ser rebaixado. Em 16º lugar, com 42 pontos, o Cruz-Maltino enfrenta o Red Bull Bragantino, em São Januário, e não vai para a Série B se:

  • Vencer o Bragantino;
  • Perder para o Bragantino, mas o Bahia perder para o Atlético-MG;
  • Empatar com o Bragantino, mas o Bahia não vencer o Atlético-MG.

Santos

Dos três, quem tem a situação mais confortável é o Santos. Com 43 pontos, o Peixe é o 15º colocado na tabela de classificação do Brasileirão. Para escapar sem depender de nenhum outro resultado, o time precisa vencer o Fortaleza, na Vila Belmiro.
Como já está fora da zona de rebaixamento, o Santos pode escapar da queda mesmo perdendo. O Peixe fica livre da Série B se:

  • Vencer o Fortaleza;
  • Perder para o Fortaleza, mas o Bahia perder ou empatar com o Atlético-MG;
  • Perder para o Fortaleza, mas o Vasco perder para o Bragantino;
  • Empatar com o Fortaleza, mas o Vasco no máximo empatar com o Bragantino;
  • Empatar com o Fortaleza, mas o Bahia no máximo empatar com o Atlético-MG.
O Vasco joga a sua última cartada para fugir do rebaixamento – Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Vasco enfrenta Bragantino por sua permanência na Série A

O Vasco joga, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (6), a sua última cartada para fugir do rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. A Rádio Nacional transmite a partida decisiva do Cruzmaltino com o Bragantino, que será disputada no estádio de São Januário.
Com 42 pontos e ocupando a 16ª posição da classificação, a primeira fora da zona do rebaixamento, a equipe de São Januário depende apenas de si mesma para seguir na elite do futebol brasileiro no ano de 2024. Já em caso de tropeço diante do Massa Bruta o Vasco terá que torcer contra o Bahia, que enfrenta o Atlético-MG na rodada derradeira do Brasileiro.
Apesar de vir de um revés de 1 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre, o técnico Ramón Díaz segue apostando na permanência do Cruzmaltino na Série A da competição nacional: “Por todo o esforço, merecemos não cair [para a Série B]. A equipe está bem fisicamente e lutaremos até o final.