Brasília Agora


DESTAQUE

Câmara homenageia os 10 anos da Associação dos Especialistas em Saúde do DF

26 de junho, 2023

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, nesta segunda-feira (26), uma sessão solene em comemoração aos dez anos da Associação dos Especialistas em Saúde do […]

Câmara homenageia os 10 anos da Associação dos Especialistas em Saúde do DF
Foto: Silvio Abdon/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, nesta segunda-feira (26), uma sessão solene em comemoração aos dez anos da Associação dos Especialistas em Saúde do Distrito Federal (AES-SES/DF)

O evento foi realizado a pedido do deputado Jorge Vianna (PSD) e contou com a participação de representantes da associação e autoridades ligadas à Secretaria de Saúde do DF.

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Um dos objetivos da solenidade foi valorizar o trabalho dos profissionais de saúde que fazem parte da carreira Especialista em Saúde Pública do Distrito Federal, que atualmente abrange 25 áreas de formação, refletindo a multiplicidade de profissionais necessários para a condução da saúde pública.
Durante a sessão, Vianna destacou o empenho dos profissionais em prol da saúde pública do DF e parabenizou a atuação da AES-SES/DF. “Eu reconheço a representatividade dessa associação. Hoje eu vejo que vocês têm uma associação que mais se parece com um sindicato, então, parabenizo toda a associação e sua diretoria”, pontuou.

O ex-deputado distrital Wasny de Roure lembrou da história de dedicação da categoria e alertou sobre a preocupação com a discussão sobre o fundo constitucional do DF no âmbito do projeto do arcabouço fiscal, que corre no Congresso Nacional. “O Distrito Federal vive um momento delicado. O fundo constitucional se tornou uma pauta nacional e eu creio que o problema ainda não esteja resolvido. Ainda que o Senado tenha dado ‘sinal verde’, me parece que a Câmara ainda não se curvou ao anseio da população do Distrito Federal”, alertou.

Ele destacou ainda a importância do fundo constitucional para o financiamento da saúde pública do DF, mencionando que, por meio dele, são destinados mais de R$ 12 bilhões para o financiamento da saúde e da educação no DF anualmente.

O secretário adjunto de assistência à saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), Luciano Agrizzi, mencionou a importância dos especialistas em saúde no momento de enfrentamento da pandemia de COVID-19.

“Foram anos difíceis e, com certeza, vocês contribuíram de forma estratégica no enfrentamento, tanto nos desafios ligados à pandemia, quanto no momento atual, de retomada. Vocês fazem ações estratégicas e são a proposição de um cérebro dentro da Secretaria de Saúde”, apontou.

Além do deputado Jorge Vianna, compuseram a mesa da solenidade a deputada Dayse Amarilio (PSB), o atual presidente da AES-SES/DS, Júlio César Isidro, e os ex-presidentes Marta Cristina Tenório, João Eudes Filho, Maria Aparecida Rodrigues e Rodrigo Vidal da Costa.

A Carreira

A carreira de especialista em saúde do DF é composta por 25 áreas de formação distintas, como Administrador, Analista de Sistema, Assistente Social, Arquiteto, Bibliotecário e Biólogo, entre outras. Hoje, o DF conta com mais de 4.500 destes profissionais, que atuam tanto nas unidades de saúde diretamente, quanto em áreas administrativas da Secretaria de Saúde.

Atualmente, os profissionais são regidos pela Lei  nº 6.903, de 16 de Julho de 2021. A nova lei desmembrou e reorganizou a carreira, que passou a ser composta de três cargos: Especialista em Saúde (nível superior), Técnico em Saúde (nível médio) e Auxiliar em Saúde (nível fundamental).
Antes disso, os profissionais de saúde do DF foram regidos, inicialmente, por meio da Lei n° 87/89 e, posteriormente, com a Lei n° 740/1994. Mas foi a partir da Lei n° 3.320/2004 e suas alterações, foi possível vislumbrar as conquistas de maior peso da categoria.

Durante a solenidade, o presidente da AES-SES/DF comentou sobre a importância dos profissionais e da luta para conseguir a constituição da carreira.

“ A associação hoje tem a representatividade que tem por conta do trabalho de cada um, porque cada especialista atua como um gestor de si próprio e o fazem da melhor forma possível dentro da Secretaria de Saúde. São servidores públicos que estão atuando a serviço dos usuários, de toda a população”, ressaltou.

Homenagem

Ao final da, a foram entregues aos participantes da solenidade moções de louvor e certificados em reconhecimento dos trabalhos realizados em prol da categoria dos Especialistas em Saúde do Distrito Federal.

Christopher Gama – Agência CLDF

Ícone do TwitterAcompanhe informações em tempo real da Câmara Legislativa.
Siga o perfil @cldfnoticias!