
Alcolumbre escolhe relatores aliados de Lula para MP do fim da taxa das blusinhas e projetos sobre minerais críticos e datacenters
Senadores Leila Barros, Eduardo Braga e Cid Gomes serão relatores de prioridades do governo
Governo indicou a engenheira Magda Chambriard para substituir Prates
Foi aprovado na manhã desta quarta-feira pelo Conselho de Administração da Petrobras, o encerramento antecipado do mandato do presidente Jean Paul Prates. Para o seu lugar, foi nomeada interinamente a diretora executiva de assuntos corporativos, Clarice Coppetti.
No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu a existência de posições públicas divergentes entre o presidente da companhia e o governo, mas classificou rumores sobre demissão como especulações.
O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou a engenheira Magda Chambriard para substituir Prates.
O nome de Magda ainda precisa passar por análises internas da empresa. São investigados potenciais conflitos de interesse e preparo para o cargo. Posteriormente, a indicação de Magda deverá ser aprovada no Conselho de Administração e referendada pela Assembleia dos Acionistas.
Ela é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, tendo sido posteriormente cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Ela ocupou a diretoria geral da ANP entre 2012 e 2016, nomeada pela então presidenta Dilma Rousseff.
O diretor financeiro e de relacionamento com investidores, Sergio Caetano Leite, também foi destituído do cargo pelo Conselho de Administração. Ele era próximo a Jean Paul Prates. Para o seu lugar, foi nomeado interinamente Carlos Alberto Rechelo Neto, atual gerente executivo de finanças.
Edição: Lílian Beraldo

Senadores Leila Barros, Eduardo Braga e Cid Gomes serão relatores de prioridades do governo

Proposta pode ser votada na semana que vem na Comissão de Constituição e Justiça, mas análise pelo plenário é dúvida

Fazenda defende que taxa de 12% fique válida por mais 60 dias

Programa agora financia automóveis de até R$ 200 mil para motoristas de aplicativos e taxistas. Confira os modelos inseridos na lista